NOTA DO COMITÊ CARLOS DE RÉ – RELATÓRIO DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE

O Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade, documento oficial do Estado do Rio Grande do Sul sobre as violações de Direitos Humanos ocorridas durante o Regime Civil e Militar de 1964, não está mais disponível na página eletrônica do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

No sentido informativo, além de sua importância como documento histórico, constitui base de dados estratégica para pesquisadores, jornalistas, acadêmicos e população em geral quando se trata de conhecer aquela época.  No sentido democrático e republicano, constitui um Direito da Nação Brasileira poder conhecer sua história, em especial considerando o manto de silencio e mentira que cobre o período. No sentido ético, constitui espaço parcial de reparação dos danos cometidos pelo Estado Brasileiro contra sua população. No sentido da governança como mandato nascido do povo, constitui obrigação manter e facilitar o acesso a este acervo.

Por estes motivos, o Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça solicita a imediata reposição do Relatório da Comissão Estadual da Verdade na página oficial do Governo do Estado.

Porto Alegre, 18 de julho de 2016

carlos-de-re

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s