COMITÊ CARLOS DE RÉ EM REUNIÃO COM PREFEITURA SOBRE A CRIAÇÃO DO CENTRO DE MEMÓRIA ICO LISBOA

O Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça está profundamente otimista com o encontro realizado nesta quinta-feira, dia 05 de maio, por iniciativa do Deputado Pedro Ruas (PSOL), com o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Na pauta, a desapropriação do prédio onde funcionou, entre 1964 e 1966, o primeiro centro clandestino de tortura e desaparecimento de pessoas da América Latina, na região central de Porto Alegre: Dopinha.

O prefeito firmou compromisso de que a municipalidade irá bancar a desapropriação do prédio localizado na rua Santo Antônio, número 600 e, após, o local dará lugar ao Centro de Memória Ico Lisboa, em homenagem ao primeiro militante preso e assassinado pelo Regime Militar em 1972, cujos restos mortais foram descobertos por sua viúva, no Cemitério de Perus, em São Paulo, no ano de 1979.

foto 3 - reunião
Raul Ellwanger, Pedro Ruas e Suzana Lisboa com o prefeito José Fortunati

A desapropriação do prédio vem sendo cobrada desde 2011, e a ideia inicial era que município e governo do Estado deveriam dividir os custos, e à União caberia a gestão do local. No entanto, o processo encontrou óbices, e os representantes do Comitê Carlos de Ré decidiram cobrar que o prefeito assumisse o encargo sem a participação dos demais entes e, por um acordo de parceria, entregasse a gestão do imóvel ao Comitê Carlos de Ré.

Além do deputado Pedro Ruas (PSOL) e do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, participaram do encontro o deputado Jefferson Fernandes (PT), as vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e Jussara Cony (PCdoB), Susana Lisboa, importante militante dos direitos humanos e viúva de Ico Lisboa, além de Raul Ellwanger, Vinicius Lara e Ramiro Nodari Goulart, militantes do Comitê Carlos de Ré.

foto1 - todos

Logo dos Banners

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s