ESTREIA NACIONAL DO FILME “ORESTES”, DO DIRETOR RODRIGO SIQUEIRA – DIA 24/09/15

Orestes - filme
Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, onde foi filmado Orestes

O dia 24 de setembro estará marcado nacionalmente pela estréa do filme “ORESTES”, do diretor Rodrigo Siqueira. O filme, que terá sessões em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, São Luis e Fortaleza, também estará presente em Porto Alegre. Neste dia, as 19h, no cinema do Sindicato dos Bancários, teremos a exibição do filme e mesa de debate composta por José Roberto Michelazzo, um dos participantes do filme (mini-currículo abaixo); Raul Ellwanger, Coordenador do Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça; e o Deputado Pedro Ruas, presidente da Comissão da Verdade e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

QUANDO: dia 24 de Setembro, as 19h

ONDE: Sindicato dos Bancários (Rua General Câmara, 424 – Centro, Porto Alegre)

Trailer do filme:

Sobre o filme
Sobre o filme Orestes

Links sobre o filme:

http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2015/08/24/orestes-e-um-filme-necessario-para-o-tempo-violento-em-que-vivemos.htm

http://outraspalavras.net/destaques/em-orestes-a-tragedia-grega-e-a-brasileira/

José Roberto Michelazzo (MIC), iniciou participação nos movimentos sociais em 1967, quando estudante do Instituto de Física da USP. Preso a primeira vez numa passeata em 1967, permaneceu no DEOPS/São Paulo por trinta dias, quando foi libertado por força de habeas corpus. Militava na Ala Vermelha do PC do B quando sobreveio o AI-5, que suspendeu o instituto do habeas corpus então vigente. Transferiu-se, então, para Porto Alegre com nova identidade, onde permaneceu até a segunda prisão, em outubro de 1970. Condenado pela Auditoria Militar da Aeronáutica do RS, cumpriu mais dois anos de prisão, sendo libertado em dezembro de 1972. José é um doas primeiros a aparecer no filme, cuja cena é descrita pelo diretor Roberto Siqueira:

“Pois, a minha insônia foi justamente porque me lembrei do nosso primeiro dia de filmagem, em maio de 2013, que foi uma sessão de psicodrama no prédio vazio onde funcionou o DOI-CODI de São Paulo. No dia, o grupo tinha 13 pessoas mais a equipe de filmagem. Exceto um ou outro as pessoas não se conheciam. A proposta era que os participantes do encontro tomassem conhecimento do filme dentro daquele espaço que fora um dos principais centros de tortura das forças de repressão da ditadura militar. Do grupo, metade tinha a vida de alguma maneira marcada pela ditadura, mas ninguém sabia exatamente onde estávamos entrando. Exceto um dos participantes, que sabia muito bem. Eu tinha conhecimento que José Roberto Michelazzo havia sido preso e torturado durante a ditadura militar. Só não sabia que Mic havia sofrido tortura exatamente ali, no prédio em que estávamos prestes a entrar. Tínhamos planos de propor ao grupo um reconhecimento do espaço antes de iniciar o trabalho. Mas não deu tempo. José Roberto Michelazzo desceu da van e foi direto para o prédio. Marcelo Zelic – que foi o ego auxiliar no psicodrama coordenado pela Marisa Greeb – esbaforido, me avisou: olha, o Mic está indo para o prédio, corre lá, ele foi torturado aqui. E eu sai, também esbaforido, correndo atrás. Por sorte, tínhamos preparado a equipe para receber o grupo dentro do prédio. Mic antecipou o começo de Orestes e está na primeira cena que gravamos. O vídeo aqui abaixo mostra exatamente o momento em que ele reencontra o espaço em que décadas antes havia sido pendurado no pau de arara e sofrido uma série de torturas físicas e psicológicas. Esta mudança de rumos da filmagem foi a primeira de inúmeras que ocorreram durante todo o processo e, como quase todas, foi marcante para o filme ser o que é.” (Roberto Siqueira, em posto no facebook)

A pré-estréia do filme está marcada para amanhã em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema, no shooping Frei Caneca.

Pré-estréia do filme:

Data: Dia 21/9, segunda-feira
Horário: às 20h
Local: Espaço Itaú de Cinema – FREI CANECA (Shopping Frei Caneca / Rua Frei Caneca, 369)

Logo dos Banners

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s