ATOS NO DIA INTERNACIONAL CONTRA A TORTURA

Além do ato realizado pelo Comitê Carlos de Ré no sábado pela manhã em homenagem ao Uruguai como terra de abrigo de brasileiros no exílio, dois atos ocorreram, respectivamente no Rio de Janeiro e São Paulo, em frente a dois ex-centros de tortura (DOPS-RJ e DEOPS-SP) marcaram o sábado do dia 27 de junho.

No rio, organizado pelo movimento “Ocupa DOPS”, diversas atividades contribuiram para manter acesa a discussão sobre a criação de centros de memória em locais utilizados pela Ditadura civil-militar para torturar a população. A atividade contou com a declamação de poesias; encenação de teatro (representados por alunos da Escola de Teatro Martins Pena); homenagem a Inês Etienne e a Estrella Bohadana (Coletivo Criadouro, Luis Zorraquino, curtas); exibição do filme ‘Ser Tão Cinzento’ , de Henrique Dumont e debate com Silvio Tendler; exposição Saudações Carcerárias, Varal de Mortos e Desaparecidos da ditadura 1964-85; e finalizando com a animada banda Filhos da Martins (informações de Ana Miranda – OCUPA DOPS).

No link abaixo, fotos do evento:

http://fotospublicas.com/o-movimento-ocupa-dops-promove-um-ato-publico-em-frente-ao-antigo-predio-do-departamento-de-ordem-politica-e-social-dops-no-rio-para-marcar-o-dia-internacional-de-combate-a-tortura/

Em São Paulo, o ato foi em frente o Memorial da Resistência, onde antigamente funcionava o DEOPS-SP. Contou com a participação de diversas entidades, dentre elas o Espaço Cultura Carlos Marighella, o Levante Popular da Juventude e o Núcleo da Preservação da Memória Política.

No link abaixo, mais informações sobre o ato:

http://www.ebc.com.br/cidadania/2015/06/entidades-de-direitos-humanos-fazem-ato-politico-cultural-contra-tortura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s