TESTEMUNHOS DE EX-PRESOS POLÍTICOS NA SUBCOMISSÃO DA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Testemunho Raul - Subcomissão de Direitos Humanos
Militante e ex-preso político Raul Elwanger

No dia 12/06, um dos companheiros do Comitê Carlos de Ré, o compositor e ex-preso político Raul Elwanger, deu seu testemunho à Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça, vinculada à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que tem como relator o deputado Pedro Ruas (PSOL). Durante toda manhã, Raul relatou os inúmeros crimes perpretados pelo Estado brasileiro durante o regime ditatorial, e os danos causados à família e amigos. A subcomissão tem ouvido diversos testemunhos dos horrores da ditadura. Nos dias 22/05 e 05/06, respectivamente, foram escutados o integrante do Comitê Carlos de Ré, Sérgio Bittencour e a militante dos Direitos Humanos e ex-presa política, Nilce de Azevedo Cardoso, ambos integrantes da Ação Popular (AP).

Testemuho de Nilce Azevedo Cardoso
Testemuho de Nilce Azevedo Cardoso

Raul destacou a participação na organização “O pontinho” (O.),  com atuação nos movimentos trabalhistas e sindicais. É em 1968-69, que a organização se funde com outros grupos de âmbito nacional, e criam a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). No livro, “Seu amigo esteve aqui”, da autora Cristina Chancel, é contada a história do desaparecimento do militante Carlos Alberto de Freitas, bem como da organização citada.

Destacou a importância do recrudecimento do regime, a partir de 1968, que empurrou toda uma geração para a clandestinidade, “mesmo aqueles que não estavam envolvidos profundamente com a militância”, “todos aqueles que tinham uma posição um pouco mais crítica, iam para a clandestinidade, pois o regime não dava nenhum espaço”. É nesse período que Raul passa a ser vigiado e perseguido, passando também a clandestinidade. O “medo”, produto da clandestinidade e da repressão do regime, também foram destacados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s