MATÉRIA DA REVISTA ÉPOCA SOBRE O CEMITÉRIO DE PERÚS – SP

No dia 11/06 foi publicada matéria sobre o Cemitério de Perús, em São Paulo, e a situação da investigação sobre as ossadas encontradas neste local. Lá, foi descoberta uma vala clandestina com 1049 ossadas, dentre as quais podem haver corpos de desaparecidos políticos durante o regime civil-militar. Foi neste Cemitério, em vala individual que foi encontrado o corpo do militante gaúcho Luiz Eurico Tejera Lisboa, em 1980. O nome de “Ico Lisboa” foi escolhido para batizar o futuro “Memorial Ico Lisboa”, que o Comitê tem batalhado para ser criado no prédio do antigo Dopinha (ex-centro clandestino de tortura, localizado na rua Santo Antonio, nº 600).

Vala de Perús
Imagem retirada do site http://www.anistiapolitica.org.br/

“Na década de 1970, o cemitério de Perus foi usado como esconderijo para corpos de presos políticos torturados e assassinados em São Paulo pela ditadura militar. Em 1990, num dos maiores achados sobre as brutalidades da ditadura, descobriu-se lá uma vala clandestina, que escondia 1.049 sacos plásticos pretos com ossadas de indigentes – entre eles, de desaparecidos políticos. Agora, há fortes suspeitas de que as anomalias detectadas pelo radar em Perus sejam sinais da existência de uma segunda vala clandestina, ou de uma parte não escavada da fenda original. Esses buracos podem ocultar ainda ossadas de até 39 pessoas que se opuseram à ditadura e figuram há 40 anos na lista de mortos e desaparecidos políticos do regime.” (Trecho retirado da matéria publicada na Revista Época)

Link da Matéria:

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/06/investigacao-mostra-que-ainda-ha-corpos-de-vitimas-da-ditadura-no-cemiterio-de-perus.html

Para saber mais quem foi Ico Lisboa:

http://www.sul21.com.br/jornal/a-revolucao-que-esta-por-vir-41-anos-sem-luiz-eurico-tejera-lisboa/

http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pessoa.php?id=343

http://cemdp.sdh.gov.br/modules/desaparecidos/acervo/ficha/cid/317

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s