SDH Lança Nota Oficial Sobre Caso Dirceu Messias

Por determinação da Ministra Maria do Rosário, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entrou em ação no caso de Dirceu Messias, gaúcho que integrava a delegação do Comitê Carlos de Ré para as atividades do evento “Brasil Agradece ao Chile”, mas foi barrado em Santiago, onde teve seus documentos retidos (devolvidos somente em Porto Alegre) e foi mantido por mais de doze horas sem comunicação, sem condições de higiene e sem instalações adequadas.

Abaixo, segue a nota oficial:

MARIA DO ROSÁRIO

SDH acompanha caso de brasileiro barrado no Chile

12/09/2013 A pedido do Comitê Carlos de Ré, de Memória, Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por determinação da ministra Maria do Rosário, solicitou que o Itamaraty acompanhe o caso do gaúcho Dirceu Luiz Messias e peça explicações ao Chile em relação ao assunto.  No último sábado (7), ele foi impedido de entrar no país, onde participaria dos atos em memória às vítimas do golpe que, há 40 anos, derrubou Salvador Allende. Ex-sindicalista, Messias, atualmente com 72 anos, esteve exilado no Chile na década de 1970, chegando a ser preso e torturado pela ditadura Pinochet. Idoso, o gaúcho relata que permaneceu 12 horas retido na Imigração, sem alojamento e sem alimentação. Ele foi mandado de volta ao Brasil na manhã de domingo (8).

(Lei em: http://www.sdh.gov.br/noticias/2013/setembro/sdh-acompanha-caso-de-brasileiro-barrado-no-chile)

Anúncios

Um comentário sobre “SDH Lança Nota Oficial Sobre Caso Dirceu Messias

  1. Ao Companheiro Messias todo o respeito e admiração – minha solidariedade em relação ao fato absurdo acontecido recentemente no Chile. Não podemos permitir que se repitam casos de desrespeito com pessoas idôneas e que com coragem lutaram contra a ditadura brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s