Nilce Azevedo Cardoso Recebe Amanhã Medalha Mérito Farroupilha

Por iniciativa do Deputado Raul Carrion, presidente estadual do PCdoB, a ex-presa política Nilce Azevedo Cardoso receberá amanhã, 17/09, a medalha do Mérito Farroupilha da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

NILCE

O Comitê Carlos de Ré felicita a companheira Nilce Azevedo Cardoso pela militância de ontem e de hoje e pelo merecido tributo que receberá amanhã, através do qual entendemos haver uma homenagem estendida a todas as mulheres corajosas que tombaram na luta pela democracia e também àquelas que seguem construindo uma sociedade mais justa, solidária e democrática.

Esperamos vocês lá!

Abaixo, segue matéria oficial divulgada no Portal Vermelho:

_________________________________________

Ex-presa política Nilce Azevedo recebe Mérito Farroupilha

O deputado Raul Carrion (PcdoB) homenageia a ex-presa política Nilce Azevedo Cardoso com a medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia, maior honraria do Parlamento, nesta terça-feira (17/09).

reprodução

nilceazevedoNilce recebe honraria máxima do Parlamento gaúcho nesta terça-feira (17)

A entrega da honraria ocorre no Salão Julio de Castilhos da ALERS a partir das 18h30min. Nascida em Orlândia (SP), resolveu cursar, em 1964, a Faculdade de Física e Matemática, na Universidade de São Paulo – USP, concluindo sua licenciatura no ano de 1967.

Durante a faculdade, participou da Juventude Universitária Católica – JUC e do movimento estudantil, e após o golpe militar, passou a militar na Ação Popular – AP em São Paulo. De acordo com o parlamentar, a medida visa resgatar a história de Nilce, que lutou pela democracia, liberdade e justiça social no período da ditadura militar. Por sua militância, ela foi presa e barbaramente torturada pelos órgãos de repressão em 1972.

Apesar dos reveses, Nilce jamais abandonou sua militância nos movimentos sociais, contribuindo com a redemocratização do País, na defesa das liberdades democráticas, dos direitos humanos e de uma vida digna e solidária para todos os brasileiros.

Formada também em Psicopedagogia, em Buenos Aires (Argentina), especializou-se no trabalho de reconstrução de pessoas que têm problemas de aprendizagens de várias ordens. Faz parte da diretoria de Associação de Psicopedgogia, seção RS. Foi professora da rede estadual de ensino do RS por 28 anos, aposentando-se na função. Nesses anos, sempre manteve-se vinculada ao movimento de mulheres e militando nas lutas do Cpers/Sindicato.

Por seu trabalho e militância social, Nilce recebeu da Câmara Municipal o título de cidadã de Porto Alegre. “Nilce dedicou toda a sua vida à luta pelos Direitos Humanos; por uma educação de qualidade, voltada às reais necessidades das classes populares; contra a violência; contra a tortura; e pela responsabilização, julgamento e condenação dos torturadores e seus mandantes civis e militares”, afirmou Carrion ao justificar a medalha.

De Porto Alegre,
Isabela Soares

Disponível em: http://www.vermelho.org.br/rs/noticia.php?id_noticia=224211&id_secao=113

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s