Dia Internacional dos Direitos Humanos

Emotivo, simbólico, prestigiado, valoroso: assim foi o Ato do Dia Internacional dos DDHH em Porto Alegre, realizado pelo Comitê Carlos de Re da Verdade e Justiça no dia 09 de dezembro de 2012.

Dezenas de cidadãos se reuniram junto ao Monumento dos DDHH à margem do Lago Guaíba, para reverenciar os caídos, os desaparecidos e todas as vitimas do regime civil-militar de 1964, para pedir a não repetição das atrocidades e exigir a punição dos responsáveis.

A leitura dos nomes dos perseguidos, as rosas brancas apostas ao corpo do Monumento junto aos nomes dos vitimados (ali talhados no ferro), as canções entoadas com emoção, as palavras ditas por vários oradores, criaram um ambiente de solidariedade, carinho e unidade entre as recordações da resistência e os augúrios que se apresentam no futuro.

primeira fileira

Desde a fala oficial do Comitê, passando pelas palavras da Ministra dos DDHH Maria do Rosário, pela locução do membro da Comissão Estadual da Verdade Jacques Alfonsín, pelos presidentes estaduais dos partidos PT, PCB, PSOL e PCdoB, pelos relatos de vitimas diretas, familiares e pelas intervenções de outros comitês e entidades sociais e juvenis, o evento construiu uma mensagem de reparação às violências sofridas e uma penhora de trabalho e luta para resgatar a Memória, a Verdade e a Justiça.

  rosario e jacquesnomes

                                  grupo

 

 

 

 

 

Sentindo-se prestigiado com estas presenças importantes, o Comitê Carlos de Ré procura perseverar sua atuação na denúncia de centros de tortura, na educação para os DDHH, na divulgação da ética entre os cidadões, na participação em seminários e encontros no Brasil e exterior, na construção de entidades unificadas, como tem feito nestes quase dois anos de ação.

A criação do Memorial da Resistência Ico Lisboa, a participação nas descomemorações dos 40 anos dos golpes no Uruguai e no Chile, o escracho de seviciadores, o apoio crítico às Comissões Nacional e Estadual da Verdade, são alguns dos focos para o ano de 2013.

Companheiros caidos: presente !

Companheiros resistentes: presente !

 Cidadãos pela Verdade e Justiça: presente !

Que nunca se esqueça, que não mais aconteça.

Boa luta a todos/as.

Justiça para o Brasil.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Dia Internacional dos Direitos Humanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s