Comitês Gaúchos se Reunem com Rosa Cardoso e Comissão Estadual da Verdade

A convite do Comitê Carlos de Ré- da Verdade e da Justiça, os quatro comitês gaúchos da verdade, memória e justiça até então constituídos estiveram reunidos na manhã de hoje, 01/10, com a Dra. Rosa Maria Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade (CNV), e com a Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul para agendamento de uma audiência pública da CNV no Rio Grande do Sul.

A advogada Rosa Maria Cardoso estava em Porto Alegre para agendas relacionadas ao Grupo de Trabalho (GT) Operação Condor, que pretende investigar o envolvimento do Brasil neste episódio de cooperação político-militar entre as repressões do Cone Sul.

Na manhã de hoje, contudo, após ter se reunido com a Comissão Estadual da Verdade, Rosa Maria Cardoso recebeu representantes dos quatro comitês existentes em nosso estado: Comitê Carlos de Ré- da Verdade e Justiça, Comitê Popular da Memória, Verdade e Justiça, Comitê pela Memória, Verdade e Justiça – Pelotas e Região e o comitê de Santa Maria.

Na pauta, foi discutida a realização de uma audiência pública com a Comissão Nacional da Verdade no Rio Grande do Sul para coleta de testemunhos e trocas de informações referentes às violações de Direitos Humanos ocorridas em nosso estado. É sabido que o Rio Grande do Sul encerra diversas peculiaridades históricas com relação à Campanha da Legalidade e à Operação Condor.

A audiência deverá reunir, entre outros/as interessados/as, os comitês populares da verdade, a Comissão Estadual da Verdade, ex-presos políticos, familiares de mortos e desaparecidos políticos, bem estudantes e pesquisadores da área.

A data sugerida pela representante da Comissão Nacional da Verdade foi dia 13 de novembro. Em breve confirmaremos a agenda, bem como horário e local da audiência. O formado será construído coletivamente, com o apoio da Comissão Estadual da Verdade e dos comitês gaúchos.

Anúncios

2 comentários sobre “Comitês Gaúchos se Reunem com Rosa Cardoso e Comissão Estadual da Verdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s