CRIAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE NO RIO GRANDE DO SUL

Foto do EventoNo início da noite de 17 de julho de 2012, por volta das 19 horas, foi lançada a Comissão Estadual da Verdade no Estado do Rio Grande do Sul.

Criada por Decreto do Governador Tarso Genro, durante a Conferência de Baltasar Garzón, realizada no Auditório do Ministério Público em Porto Alegre, a Comissão funcionará como fonte de subsídios aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, implantada pela Presidente Dilma Rousseff, em maio último.

Ficará a cargo desta comissão o resgate da memória política e histórica do Rio Grande do Sul, durante o período em que vigorou no Brasil o regime de ditadura militar.

Com auditório lotado, fizeram parte da mesa a Ministra Maria do Rosário e o Presidente da Comissão Nacional da Verdade, Gilson Dipp, junto aos representantes de Órgãos da Justiça e do Legislativo Estadual.

Convidado do Governador, o Juiz espanhol Baltasar Garzón, em sua apresentação, discorreu sobre o tema “Direitos Humanos, Desenvolvimento e Criminalidade Global”.

O Jurista ficou conhecido mundialmente, na década de noventa, por ordenar a prisão do ex-ditador Augusto Pinochet, pela acusação de crimes contra a humanidade, que teriam ocorrido durante a ditadura no Chile. Atualmente está afastado de suas funções por ter pedido escutas telefônicas consideradas arbitrárias.

Em sua palestra, defendeu a criação de comissões da verdade, com amplos poderes e elogiou a iniciativa do Governo Estadual de instituir a Comissão, que contribuirá com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.

Baltasar Garzón recebeu das mãos do Governador Tarso Genro a Comenda do Ponche Verde, no Grau Cruz, conhecida como maior honraria do Estado do Rio Grande do Sul.

Fotos / reportagem: Itair Linchim e Elzamir Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s